sábado, 11 de julho de 2009

... o Pedrocas é meu amigo...

... e um gajo bem informado...:) Sim, porque lê o jornal online e eu, para além de manuais escolares e livros acerca de deficiências, pouco ou nada leio. Aliás, sempre que olho para a minha cabeceira, lá está, numa paz inquietante e coberto de um singelo manto de pó "O ano da morte de Ricardo Reis", porque não tive tempo de o acabar... vai ser agora...:)
Mas, prosseguindo, o Pedrocas é meu amigo e sabe que eu me interesso por estes misticismos fomentados pelos clássicos, por isso, mandou-me uma agradável notícia do JN, publicada no dia de ontem, onde é anunciada a entrada em cena de uma peça teatral baseada no texto original de Eurípides, com tradução de Maria Helena da Rocha Pereira - "Medeia".:) Podem e devem ler a notícia aqui http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1304047

A peça é levada a cabo pela companhia teatral "As boas raparigas", no Estúdio 0, no Porto (perto da estação de metro do Heroísmo), numa primeira fase, de 10 a 26 de Julho (de terça a sábado).
Eu gostaria muito de assistir, até porque contactei bastante com esta obra e o meu espírito crítico está no auge... Para além de que é raro, no nosso país, as companhias teatrais levarem, a cena, peças baseadas em textos da Antiguidade Clássica, o que me causa muito pesar, pois são obras sublimes, com mensagens muito actuais, perfeitas do ponto de vista literário e repletas de uma magia capaz de encantar qualquer ser humano. Verdadeiras obras de arte, descuradas todos os dias...

Sugiro então, para quem gosta de arte e de uma história que reflecte bem a influência das emoções na actuação humana, uma noite diferente em contacto com um dos mitos mais interessantes e, simultaneamente, mais grotescos da herança clássica. Só pelo argumento que Eurípides nos deixou, vale bem a pena!



Medeia, Delacroix

Sem comentários: