segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cansa sentir quando se pensa

Cansa sentir quando se pensa.
No ar da noite a madrugar
Há uma solidão imensa
Que tem por corpo o frio do ar.

Neste momento insone e triste
Em que não sei quem hei de ser,
Pesa-me o informe real que existe
Na noite antes de amanhecer.

Tudo isto me parece tudo.
E é uma noite a ter um fim
Um negro astral silêncio surdo
E não poder viver assim.

(Tudo isto me parece tudo.
Mas noite, frio, negror sem fim,
Mundo mudo, silêncio mudo -
Ah, nada é isto, nada é assim!)
Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'

Porque gosto... porque apesar de ser um poeta do cânone, que toda a gente conhece através dos nossos currículos, este foi o autor que me apaixonou pela escrita e pela leitura. Esta é a Pessoa que, sem conhecer, conheço tão bem e, por eu considerar-nos semelhantes, sinto que me conhece a mim, ele também. Esta é a noite que tantas vezes partilho com ele :)


Sem comentários: