segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Artes & Letras

Após ter recomendado Nneka num dos posts anteriores, não poderia deixar de recomendar outra banda cujo som me tem distraído os ouvidinhos. Chamam-se "Cansei de ser Sexy" (ou simplesmente CSS), são oriundos do Brasil, São Paulo, mais especificamente. O seu estilo é bastante mesclado, misturam várias influências musicais, numa variante Pop aproximada ao "retro" dos anos 60 (por aí). Apesar de, a nível compositivo e instrumental, não demosntrarem ser exímios, ganham pela sua excentricidade e originalidade num panorama musical em que, tudo o que seja inusitado, não parece poder pertencer aos cânones.
Uma das músicas que mais me chamou a atenção, foi esta "Let's make love and listen to death from above", muito fácil de se ouvir e um som até bastante divertido, aconselho vivamente, ainda que vozes dissonantes afirmem que a música desta formação seja "fútil", continuo a argumetar que ganham pela originalidade.



Da música para a literatura, não gostava de deixar de incluir a minha última leitura neste post. Há cerca de um mês ou mais, terminei a leitura do Romance "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago e rendo-me às evidências, é de facto muito bom. Apesar de achar que o Saramago não é nenhum Fernando Pessoa no que diz respeito à composição literária (até porque as suas regras de ortografia muito pessoais não ajudam muito), no que se refere à manipulação das metáforas o autor foi notável a esse nível, desde a crítica à debilidade humana e à falência dos governos e ordens sociais por nós erguidas, até à composição "rápida" do romance, que nos deixa vidrados na obra desde a primeira página até à última.
E já que se fala de artes, nunca é demais uma referência ao cinema, visto que esta obra de Saramago foi adaptada ao cinema Hollywoodesco por Fernando Meirelles. A estreia está marcada para 12 de Novembro, fica o trailler que, a meu ver, mostra alguma fidelidade relativamente ao romance, no entanto, no meu entender, não sei até que ponto a verdadeira mensagem do livro vai chegar aos espectadores que não o leram, e não ficará apenas na memória como sendo um filme baseado numa mera história de ficção científica. Esperemos para ver...

1 comentário:

Port'Arte disse...

Medeia... Obrigado por seres um pessoa com arte e participares também no projecto «Por'Arte».

Felicidades,
Port'Arte*