quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Comer com os Olhos (17/07/2008)

Aproximam-se as férias judiciais e o trabalho aqui no escritório não acumula. O calor faz-se sentir lá fora. As pessoas, mesmo nos seus trabalhos, estão mais alegres, mais bonitas, mais sorridentes e cheias de esperança num sol que brilha lá fora.

Este é o período em que começa a euforia por tudo o que refresque, Calipos, Coca Colas, piscinas, etc. Procuram-se destinos paradisíacos onde serenidade e animação confluem, ainda que de forma paradoxal. Portanto, há que planear as férias (sim, porque só esta semana soube que seriam durante o período de 1 a 14 de Agosto, mês que particularmente não gosto muito, mas para quem não ia ter nada à partida, é muito bom). Mas este ano os planos não seão muito complexos... apetece-me correr terras e terriolas, comendo, com os olhos, cada estátua, cada monumento, cada costume e tradição... esse percurso já começou, ainda que as férias o não tenham, mas há que aproveitar estes maravilhosos fins-de-semana.

5/6 de Julho de 2008
Rumo a Arouca


Apesar de apenas ser feita há dois anos, a recriação da vida quotidiana do clero monasterial de Arouca, já se tornou tradição e se, por motivos que me ultrapassaram, no ano transacto não pude ir, este ano, depois do convite do João e da Paula, lá fomos.
A viagem foi animada, falou-se de imensa coisa (eu a olhar para trás e a enjoar e quase a vomitar para cima da Paula...lol) e nem demos pela rapidez com que chegamos ao nosso destino, St.ª Eulália, onde fica a casa da Paulinha e que tantas vezes nos recebe nos nosso retiros ZEN.
Como ainda era cedo, fomos visitar o cenário de recriação... às 19h assistimos à abertura dos portões da recriação e ansiosamente entramos para observar tudo minuciosamente. E estava tudo fantástico, ao pormenor. Ao contrário de outras cenas de recriação, como é exemplo a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, sentimo-nos inseridos no ambiente que ali se representava, desde os figurinos totalmente fidedignos, à representação dramática levada ao extremo, sentiamo-nos completos "outsiders", como que espectadores de uma peça de teatro. Fenomenal! Vimos de tudo, desde viúvas carismáticas, abadessas resmungonas, cozinheiras alegres, noviças submissas e freiras em convalescença.

Eis os Pontos mais marcantes da recriação:

- Vigilia a uma Freira doente (com diretito a representação do sangramento);
- Botica 8onde eram confeccionados os remédios naturais);
- Chás;
- Cozinha (onde se confeccionava a ceia dessa noite);
- Representação do abandono de uma criança na Roda;
- Um jovem que visita a prima (que não é prima, se me faço entender;).

Bem, um vasto rol de ambientes hipotéticos da vida no Convento de Arouca, totalmente bem ensaidos e recriados. Apesar da força da actividade não ser megalómana, como a de muitas outras, pela sua simplicidade e, certamente, baixo orçamento, abrangeu pormenores bem importantes a nível cultural. Parabéns á organização.

Ah, obviamente havia comes e bebes e doçaria CONVENTUAL... mas era melhor não me aproximar muito...:)

P.S. Eu vou postar fotos (quando o João mas desenrascar:)).

Sem comentários: