quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nova Era… (05/05/2008)

Num intuito de suavizar este blogg, que há muito tem vindo a ter uma carga de melancolia, pois nele exorciso todos os males que, nas veias me correm, decidi escrever sobre coisas comuns, assuntos triviais que enchem as mesas dos cafés e que, apesar de toda a sua nulidade aparente, nos preenchem as almas de uma forma um tanto surpreendente.

Tal como os cinemas "Medeia" fazem chegar até nós, verdadeiras obras primas (um tanto desconhecidas e alternativas), tentarei que o blogg que dá vida a esta figura mitológica, possa também trespassar algo de novo a nível cultural. E, tal como a figura mitológica se envolve numa aura de misticismo, fantasia e convulsões de emoções, espero ainda causar experiências semelhantes a todos os que por aqui passarem... (Ah, é verdade Pedro, não me esqueci da tua novela psico-erótica - seja lá isso o que for...:)

MUSE

Uma das últimas confirmações do Cartaz do já tão badalado Rock in Rio Lisboa, é a banda britânica de Rock alternativo Muse. Não posso deixar de revelar a minha imparcialidade e afirmar: "Parabéns organização do Rock in Rio!"

Tenho andado, há semanas, a pensar e repensar, enquanto "actualizo" a minha enciclopédia sonora desta banda que até já estava um bocadinho esquecida, devo confessar. Hoje conclui: apesar dos 53€ (os dias que não tenho de trabalhar para os ganhar, meu deus!), apesar da distância e da gazeta que vou pregar ao Alves e à Elsa... Decidi ir... Parafraseando o slogan: "EU VOU!"

Porém, durante toda este trabalho de reflexão, como já havia dito, actualizei-me e recuperei muitos dos êxitos já passados da banda e não consigo deixar de ouvir uma música que acho, a todos os níveis, perfeita: "Time is Running out". Pulsam-me as veias quando ouço esta música, os pensamentos flutuam, divagam... é daquelas músicas que nos obriga a seleccionar um conjunto de imagens mentais, e agrupá-las como se de um filme em "slow motion" se tratasse. Nunca fizeram "video-clips" mentais?:) Depois, para além da composição musical (que é ela obviamente que nos proporciona esta viagem), vem a letra, que é de génios... Primeiro o cariz totalmente sexual da letra que acompanha o ritmo e a voz simplesmente sensuais (devo admitir que se escrevessem uma letra destas dedicada a mim, o meu ego insuflaria e muito), depois, a simplicidade de sentimentos e emoções expressos... a atracção física, aquela que, por vezes, é muito mais tentadora do que o próprio amor, resumidamente: a paixão está simplesmente presente a todos os níveis desta música e consegue ser um óptimo elogio às namoradinhas, sem que se tenha que "pregar" com um slow dos anos 80, com ritmos sonolentos que, em nada, atiçam a paixão... Por fim, vem a imagem, é neste campo que este trio também demonstra ser exímio, os clips de video são simplesmente fenomenais e todo aquele erotismo e química sexual imanente a toda a música são, naturalmente, apropriados pelo vídeo, juntamente com a força anímica das guitarras e da fúria da bateria, que são recuperadas pelas fardas e marchas militares, aqui, e no meu entender, símbolo das repressões sociais que, inúmeras vezes, limitam a paixão. Fica aqui a minha música de eleição dos Muse...

"TIME IS RUNNING OUT"

I think I'm drowning
Asphyxiated
I wanna break this spell
That you've created
You're something beautiful
A contradiction
I wanna play the game
I want the friction

You will be the death of me
You will be the death of me

Bury it
I won't let you bury it
I won't let you smother it
I won't let you murder it

Our time is running out
Our time is running out
You can't push it underground
You can't stop it screaming out

I wanted freedom
Bound and restricted
I tried to give you up
But I'm addicted
Now that you know I'm trapped sense of elation
You'd never dream of
Breaking this fixation

You will squeeze the life out of me

Bury it
I won't let you bury it
I won't let you smother it
I won't let you murder it

Our time is running out
Our time is running out
You can't push it underground
You can't stop it screaming out
How did it come to this?
Oh

You will suck the life out of me

Bury it
I won't let you bury it
I won't let you smother it
I won't let you murder it

Our time is running out
Our time is running out
You can't push it underground
You can't stop it screaming out
How did it come to this?
Oh

Sem comentários: